Sem Chão Sem Fim
Amélia Bentes
7 NOV — sex,
21:00
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Entrada livre

Inspirada no universo de Clarice Lispector, Sem Chão Sem Fim viaja pelas emoções mais puras, orgânicas e intensas das relações humanas. A peça afirma-se como um manifesto poético e existencial que dialoga diretamente com a dança e com a essência humana.

Estreada em 2015 no Castelo de São Jorge, percorreu diversos palcos portugueses, como o Teatro Gil Vicente, Vila Real e Bragança. Dez anos depois, em 2025, Amélia Bentes recria e reaviva esta obra no Festival Pedra Dura, em Lagos, trazendo de volta uma criação que marcou profundamente a sua trajetória artística e aprogramação cultural da época.

Duração: 55 min.

Classificação etária: M/6

Direção e coreografia
Amélia Bentes

Intérpretes
Daniel Matos, Nuno Velosa, Rita Sotto, Rita Carpinteiro, Lia Vohlgemuth,  Miguel Santos, Amélia Bentes

Música original
Rafael Araújo (piano ao vivo)

Direção técnica e luzes
Raúl Seguro

Fotos
Joaquim Leal

Este projeto é financiado pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural - CM Lisboa) 2015

Coreografa, bailarina, professora, investigadora. Iniciou o seu percurso como bailarina profissional na Dance Alliance (Inglaterra) da coreógrafa Mary Fulkerson, foi bailarina convidada em vários projetos independentes do grupo Hard Knocks, dirigido por Yoshico Shuma, em Nova Iorque. Como intérprete, destaca-se também com a Companhia Amsterdam Dance Theatre 1991 (Países Baixos). Destaca ainda o trabalho com os coreógrafos Paulo Ribeiro e Vera Mantero em inúmeras criações. E ainda  a sua participação numa peça de Alan Platel no Festival Skite 94. Desde 1992 faz parte da Companhia Clara Andermatt, começou como bailarina e tendo sido sua assistente em várias produções, destacando entre muitas outras o canto do cisne, Pantera, Sensorianas. Intérprete de Tânia Carvalho na coreografia MUIÇAS, em 2019, no Festival DDD no Porto. Cofundadora da companhia AZA com Paula Moreno, 2019.


Amélia Bentes tem vindo a desenvolver o seu trabalho coreográfico desde 1997. Já foi apresentado nos Países Baixos, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Brasil. Mas foi com a sua primeira coreografia em nome próprio, Mar és que ganhou o 3º prémio nacional do programa Novos Valores da Cultura, em 1988. Este junta-se a dois outros alcançados em 2007, concedidos pela organização “Guia dos Teatros” às obras “Ego Skin” e “Cabeças no Ar”. Participou em vários workshops que marcaram o seu percurso, designadamente com Steve Paxton, Wim Wandekeybus, Alan Platel e David Zambrano.  


Realizou mais de 60 obras coreográficas, destaca, Fun da Mental, Declassé, Noite (Ministério da Cultura), Ego Skin e Eternuridade (Dgartes).

De momento circula várias coreografias de sua autoria: (in)Visibility, performance acompanhada de exposição fotográfica com realidade aumentada, e CRySTAL, estreada a 24 de novembro de 2024, no Musibéria com apoio da Fundação GDA. Leciona regularmente workshops de Técnicas de Dança, Improvisação composição coreográfica e repertório por todo o país. Tendo também lecionado no Canadá, Brasil, Alemanha, Países Baixos, e Cabo Verde. Na Escola Superior de Dança, leciona, desde 2005, como Professora Adjunta. É licenciada pela Escola Superior de Dança, BA pelo European Dance Development Center nos Países Baixos, tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela UNL e Título de Especialista em Dança pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

No items found.