Podemos tratar-nos por tu?

Programa de desenvolvimento de públicos
coordenação Tiago Mansilha
Ciclo de conversas público-artistas após os espetáculos

É com diálogo que as fronteiras se diluem. Por isso, no Pedra Dura vamos promover uma série de conversas entre público e artistas após os espetáculos. Um espaço seguro para partilhar em voz alta aquelas questões com que normalmente ficamos a matutar no caminho para casa.

6 NOV
Idiot–Syncrasy + Crying Cycle 2

8 NOV
BodyBodyBodyBody

9 NOV
Fantasie Minor
Podcast Pedra Dura
Temporada 3



Episódio #1 - Sara Pissarro

A quarta edição do Festival Pedra Dura está quase a chegar a Lagos e com ela regressa também o podcast Podemos tratar-nos por tu?. A primeira convidada desta temporada é a pianista Sara Pissarro, que vai atuar, no dia 7 de novembro, no Museu de Lagos. Com ela estarão também os fantasmas de Purcell e Pina Bausch. Isto, porque desafiada pelo Pedra Dura a revisitar a ópera Dido e Eneias, que deu corpo ao já histórico espetáculo Café Müller, da coreógrafa alemã. Motivos não faltam para irmos, então, ao concerto A Cave, a Rat, a Landscape. Mas primeiro, vamos conhecer melhor, Sara Pissarro, numa conversa com Tiago Mansilha.

Ouvir aqui

Episódio #2 - Bernardo Chatillon

Neste episódio do Podcast do Festival Pedra Dura, vamos ao encontro de Bernardo Chatillon. Da Rebelva a Berlim, da Baixa-Chiado a Barril de Alva, são já muitas as geografias que compõem a paisagem emocional do Bernardo. Tantas quantas as experiências que foi acumulando entre a dança, o teatro e a performance. Ao Pedra Dura traz, a Lagos, uma proposta de encontro: a masterclasse “Escola para Mutantes: Práticas de Estudos e Desejos”. Será no dia 8 de novembro, e a participação é gratuita, mediante inscrição. Antes, vamos conhecê-lo melhor, numa conversa com Tiago Mansilha.

Ouvir aqui

Episódio #3 - Marco da Silva Ferreira

O Podcast do Festival Pedra Dura liga-se neste episódio ao Porto, para falar com Marco da Silva Ferreira. O coreógrafo e bailarino, que tem marcado presença em palcos de Paris a Taiwan, desce a Lagos no domingo, para fechar esta 4.ª Edição com o seu Fantasie Minor. Um espetáculo apresentado ao ar livre, na Praça do Infante. Uma dança que se faz na rua e que vai buscar à rua algum do seu vocabulário.

Ouvir aqui

Episódio #4 - Amélia Bentes

Será possível dançar numa igreja? A resposta é sim. Neste episódio do podcast do Festival Pedra Dura, Tiago Mansilha conversa com Amélia Bentes, que apresenta,  a 7 de novembro,o espetáculo ‘Sem Chão Sem Fim’. Onde? Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Um manifesto poético que vai ao encontro do que nos move interiormente.

Ouvir aqui

Episódio #5 - Marta Cerqueira

Um espetáculo faz-se para que alguém o veja. Porém, a visão pode não ser o único dos sentidos convocados por quem assiste. Num espetáculo podemos também existir, podemos brincar, podemos inventar. É este o convite de Marta Cerqueira. A coreógrafa e bailarina regressa ao Pedra Dura e conversa com Tiago Mansilha sobre o espetáculo ‘Over our heads’ e sobre a sua relação com o universo da infância.

Ouvir aqui

Episódio #6 - Daniel Matos e Joana Flor Duarte

Vibrante, participada, presente. Foi assim a 4ª Edição do Festival Pedra Dura. Aconteceu graças à resistência de produtores, artistas e do apoio da comunidade local, que uniram esforços para que a dança não nos faltasse. É que os cortes no orçamento atribuído pela Direção Geral das Artes, esses foram por inteiro. Dançar, podemos sempre. Mas com que contas? Com que contamos? Como continuamos? Perguntas que serviram de mote para uma conversa de Tiago Mansilha com  Joana Flor Duarte e o Daniel Matos, responsáveis pela direção artística do Festival.

Ouvir aqui