Rebento é um filme sobre repetição. Rebento é um ensaio sobre um ensaio. Rebento é uma pintura que ainda está fresca. Rebento é um ensaio sobre um ensaio. Rebento é uma pintura que ainda está fresca. Rebento é um filme sobre repetição. Rebento é um filme sobre repetição. Rebento é um filme sobre repetição.
Duração: 14min.
Classificação etária: M/12
Realização e Pós-produção
João Sanchez
A partir das coreografias:
KAASH | Akhram Khan
Between Outside and Me | Jermaine Spivey
Braço direito
Francisca Niny de Castro
Braço esquerdo
Sofia Kafol
Interpretação
Adriana Gomes, Afonso Faria, Bruna Vilhena, Carolina Xavier, Francisca Branco, Madalena Leal, Natalia Lopez, Rosário Chaves, Rui Portela, Tiago Neves, Tomás Correia, Violeta Seixas
Produção
OPART / Estúdios Victor Córdon e Pagárrenda
Mecenas do programa
Fundação Millennium BCP
Parceiros
InShadow – Lisbon ScreenDance Festival, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Aveirense, Teatro Nacional São João, Nederlands Dans Theater /NDT 2
Música
Anna Meredith - Nervous all the time
João Sanchez (1997) é artista visual, entre outras coisas que dão orgulho aos pais e confusão aos avós. Nascido em Lisboa e maturado em Arruda dos Vinhos, licenciou-se em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalha como freelancer audiovisual.
Aos 17 anos estreia o seu primeiro filme, Pecado, na Cinemateca Portuguesa. No ano seguinte, funda o Colectivo Pagárrenda e apresenta, na mesma sala, a sua primeira longa-metragem, Nós os Arroianos. Segue-se A Maneira Certa de Encontrar Casa (2018), que se torna o filme mais visto e o artigo mais lido do Público nesse ano. Desde então, tem realizado, editado e desenvolvido múltiplos projetos em colaboração com empresas e agências.
Em 2021 cria a marca de roupa Bon Vivant e, em parceria com Maria Abrantes, apresenta e interpreta a performance Uma Água Por Favor. No ano seguinte, colabora com a Sublime Dance Company na criação do vídeo-dança interativo Step Fall & Rise e no documentário Kutxi Kutxi Kutxi. Em 2023 realiza FINIMONDO, distinguido no festival inShadow. Em 2024, a convite dos Estúdios Victor Cordon, estreia REBENTO no Millennium Festival ao Largo. Em 2025 regressa como artista convidado dos EVC, no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Ainda a aprender a falar de si na terceira pessoa, interessa-se por corpos indisciplinados e pela dança enquanto linguagem expandida ao cinema.