Idiot-Syncrasy é uma performance de dança de Igor e Moreno que usa o salto – tanto literal como metafórico – para explorar a nossa capacidade de perseverar, cuidar e ter esperança. É divertida e séria na forma como acolhe o público, enquanto exige gentilmente que ele também seja responsável por perceber as mudanças e as diferenças.
Podemos tratar-nos por tu?
Conversa público-artistas após o espetáculo.
Duração: 60min.
Classificação etária: M/6
Criação e interpretação
Igor Urzelai e Moreno Solinas
Artista associado
Simon Ellis
Treinador vocal
Melanie Pappenheim
Desenho de luz
Seth Rook Williams
Desenho de som
Alberto Ruiz Soler
Cenografia e figurinos
KASPERSOPHIE
Fotografia
Alicia Clarke
Produção
Davide Pisano
Administração
Anna Paola Della Chiesa
Encomendado por
The Place
Financiamento
Arts Council funding através Grants for the Arts
Apoio
TIR danza, Yorkshire Dance, Cambridge Junction, Centro per la Scena Contemporanea, Bassano (Italy) and BAD Festival in Bilbao.
Igor x Moreno é o nome sob o qual são apresentadas as criações de Igor Urzelai Hernando (Beasain, Espanha, 1983) e Moreno Solinas (Sassari, Itália, 1987) – em colaboração com um grupo alargado de artistas.
As obras de Igor x Moreno têm origem no fascínio pelas pessoas e pelas suas singularidades. Utilizam a coreografia e, principalmente, linguagens não verbais para criar experiências que podem surpreender, energizar e perturbar. As suas obras – altamente construídas, mas profundamente preocupadas com a vivacidade – visitam e escapam a diferentes géneros e estilos.
Os processos criativos de Igor x Moreno privilegiam as perguntas em detrimento das respostas, a ação em detrimento da narração, a comunicação em detrimento da expressão, a alteridade em detrimento da diversidade, a paciência em detrimento da produtividade. Não vêem o entretenimento como um dever, mas como uma ferramenta de comunicação útil. Trabalham com rigor e diversão. Valorizam a futilidade.
A equipa, sediada em toda a Europa, reúne-se na Sardenha e em Londres, de onde as obras de Igor x Moreno têm viajado extensivamente pela Europa e também pela América do Norte e do Sul, África e Ásia. Os prémios e reconhecimentos incluem o Prémio Rudolf Laban e nomeações para os National Dance Awards e Total Theatre Awards; os seus trabalhos foram selecionados para o Aerowaves (2011, 2013 e 2015), NID Platform, British Council Showcase e British Dance Edition.
Moreno Solinas e Igor Urzelai Hernando são artistas afiliados ao The Place (Londres), são codiretores artísticos da produtora sarda S’ALA e são membros do Conselho Consultivo Cultural do Cultural Advisory Board of British Council Italy.