Fantasie Minor nasce do encontro entre Chloé Robidoux e Anka Postic, amigas de infância com formação em danças urbanas (hip-hop, dancehall, house). Criada para espaços diversos, com palco de 4×4 metros, a peça propõe um jogo de proximidade física e simbólica, inspirado na Fantasie em Fá menor, de Schubert — uma obra para piano a quatro mãos que ecoa os quatro pés das intérpretes.
A coreografia transita entre confronto e cumplicidade, refletindo a cultura dos battles e cyphers. A dança dialoga com a música de forma sensível e ilustrativa, revelando camadas de força e fragilidade. As botas rígidas, usadas como sapatilhas de balé, acentuam o contraste entre peso e leveza. Nesse rito de passagem, virtuosismo e absurdo fundem-se, levando a uma redescoberta estética e pessoal.
Design ecriação sonora
Rui Lima e Sérgio Martins, a partir de Fantasie in F minor de Franz Schubert
(Pianistas: Lígia Madeira e Luís Duarte; Gravação e mistura em estúdio: Suse Ribeiro)
Desenho de luz
Marco da Silva Ferreira, em colaboração com Florent Beauruelle e Valentin Pasquet
Figurinos
Aleksandar Protic
Assistente de coreografia
Elsa Dumontel
Direção técnica (alternadamente)
Florent Beauruelle ou Valentin Pasquet
Produção executiva
Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie
Coprodução
Le Trident, Scène nationale de Cherbourg-en-Cotentin TANDEM Scène nationale Arras-Douai Culture Commune, Scène nationale du bassin minier du Pas-de-Calais
Espace 1789, Scène conventionnée d’intérêt national pour a dança de Saint-Ouen Atelier de Paris / CDCN
Apoios
Ministère de la Culture — "DRAC Normandie — Résidences d'Artistes"
Calvados — residência em Terre d’Auge
Caisse des Dépôts
Institut Français — Temporada França-Portugal 2022
Estúdio cedido por
La Bibi, Caen
O Centre Chorégraphique National de Caen en Normandie é financiado pelo Ministério da Cultura francês — DRAC Normandie, pela Região da Normandia, pela cidade de Caen, pelo Departamento de Calvados e pelo Departamento de Manche. Recebe apoio do Institut Français para algumas das suas digressões internacionais.