É urgente parar, pensar e imaginar em conjunto. Por outras palavras, cooperar.
Congresso Futurológico: modos de cooperação para o amanhã é uma conversa informal e descontraída sobre modos de cooperação e modalidades de coexistência entre estruturas independentes nos campos das artes performativas e visuais da realidade artístico-cultural no Algarve e em Portugal.
Em que ponto estamos? Que missão temos? Como é que se faz cultura em 2025 e no próximo futuro, perante uma nova onda de desinvestimento perante a vitalidade hiperativada comunidade artístico-cultural em todas as suas dimensões? Como é que se garante o direito à fruição cultural - que é um direito constitucional - ao maior número de pessoas possível? Como é que continuamos? De que recursos precisamos? Como podemos cooperar?
Muitas questões se levantam em torno de uma mesma vontade: resistir e continuar sem limites!
Nesta conversa com abertura fácil, diferentes agentes culturais, vão encontrar-se num espaço inusitado, mas tão apropriado para o diálogo (como sempre foi o de uma Taberna), desejando criar pontes em busca de soluções para os desafios do presente e dos futuros próximos. Será este o lançamento da primeira “pedradura” para a fundação de um futuro coletivo mais radioso e merecido?
A conversa é aberta a artistas e a toda a comunidade para que se ouçam diversas vozes e perspetivas, mas também novos lugares de fala.