Centro de Documentação de Dança do Algarve

Como colecionar o efémero?
Como não esquecer o que passa?
Como gravar a dança para lá da memória?

As histórias são elásticas. Para contá-las são necessárias muitas bocas, muitos corpos, muitos gestos e silêncios. Quantas mais mãos a cruzarem se mais a história é real e de todos, tecendo em conjunto uma coleção que permita olhar para a História da Dança como um lugar múltiplo e acessível.

Em parceria com a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas e com a Câmara Municipal de Lagos, a CAMA associação cultural cria, em 2023, o CenDDA – Centro de Documentação de Dança do Algarve, um projeto que procura recolher, adquirir e arquivar materiais que traduzem uma dança em mutação, de sempre e para sempre, pensando-se e trabalhando-se no território de forma duracional. Idealizado pela necessidade de acesso a obras, informação e investigações nacionais e internacionais, o CenDDA constrói-se como um arquivo vivo disponível a ser consultado por todas as pessoas que procurem ter acesso a documentação escrita, visual e sonora na área das artes performativas, desenvolvendo-se em duas frentes de ação:

- uma Biblioteca de Artes Performativas, com especial foco na dança mas estendendo-a como uma área necessitada de cruzamentos disciplinares onde anualmente serão recebidas doações e adquiridos livros e publicações dentro de áreas artísticas distintas;

- um Arquivo / Mediateca com uma coleção de registos audiovisuais, fotográficos, escritos, documentais, media, desenvolvidos e cedidos por intérpretes, criadoras/es/xs, investigadoras/es/xs, coreógrafas/os/xs, artistas plásticas/os/xs nacionais e internacionais que contribuem de forma gratuita para o crescimento deste espaço, ajudando a que se mantenha vivo e acessível o que se fez, faz e fará no campo das artes performativas contemporâneas.

O seu lançamento faz-se no PEDRA DURA, inaugurando uma exposição multidisciplinar composta pelos materiais recolhidos até ao momento e patente na sala de exposições 0 do Centro Cultural de Lagos ao longo das duas semanas de Festival.
Lançamento do Centro de Documentação:
9 de novembro - 19h30 seguido de beberete;

Visitas Guiadas:

11 de novembro – 17h30
(público geral)

15 de novembro – 18h30
(visita para escolas de dança)